Reunião com a Mesa Especifica de Negociação
O Sindsaaf-PE participou na tarde da quarta-feira, 3 de maio, da primeira reunião da Mesa Específica de Negociação na Secretaria de Administração (SAD-PE) para tratar da Campanha Salarial que, entre outros pontos, consta a recomposição das perdas do Fasaf e a reestruturação do Plano de Cargos e Carreiras dos Servidores de Apoio Fazendário do Estado de Pernambuco.
A presidente Gil começou informando sobre a defasagem no salário dos servidores em cerca de 16%, após a inserção dos novos servidores em agosto de 2022. "Costumamos dizer que eles entraram sem nenhum ganho real e nós perdemos". Ainda sobre o assunto, foi solicitado a garantia de recomposição das perdas quando a entrada de novos servidores, pois "queremos mais pessoas sendo chamadas. Precisamos de mais servidores para trabalhar, mas não podemos diminuir o nosso salário para ratear esse valor após a chegada de novos servidores. É preciso reajustar os valores repassados, quando houver a entrada de novos profissionais".
Gil falou sobre a preocupação da falta de atratividade do cargo, por vários motivos como o salário, desenvolvimento na carreira e outros aspectos que podem afastar pessoas qualificadas para os postos futuros.
Além dos pontos financeiros, outra preocupação do sindicato é o Estado não ter uma política de Gestão de Pessoas, comissão interna de prevenção de acidentes, assédio moral e sexual.
Quanto a uma posição da Secretaria de Administração sobre as nossas reivindicações, a secretária Ana Maraíza informou que irá analisar todas as pautas entregues pelo sindicato e que após fechar a data-base dos servidores que é no mês de junho, tratará das pautas específicas.
O sindicato fará uma assembleia com os servidores para repassar os informes da reunião e retirar os encaminhamentos. Pois, só com mobilização, união e luta, conseguiremos atingir nossos objetivos.